segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A ESFERA CELESTE

Respondendo ao que meu amigo Luiz perguntou sobre o equador celeste ao comentar o texto que escrevi COMO CALCULAR A HORA DO NASCER DO SOL, vou fazer algumas considerações a respeito do assunto.
Primeiro temos que considerar que na navegação astronômica utilizamos a Esfera celeste para localização dos astros. A esfera celeste é uma projeção no espaço da esfera terrestre com todos os meridianos e paralelos. Portanto, o equador celeste seria a projeção de nosso equador terrestre. Quando afirmamos que um astro tem sua localização definida na esfera celeste, quer dizer que nesse instante essa localização do astro também é projetada na esfera terrestre, o que chamamos de Ponto Geográfico do Astro. Os Astros giram em torno da Terra juntamente com a Esfera Celeste.
Imaginemos que a linha do equador corre no sentido leste/oeste. Se estamos localizados na latitude 15º sul e queremos saber por onde passa a linha do equador, basta olharmos para o leste e imaginarmos que se estamos ao sul da linha do equador, esta se encontra à nossa esquerda. Cada 1º de latitude corresponde a 60 milhas, então a linha do equador está a uma distância de 900 milhas de nossa latitude.

 


3 comentários:

  1. Grato pela resposta com muita didática. Entretanto, fica uma dúvida: vc disse que se olharmos para o leste, aqui na latitude 15º o equador celeste(equador) estaria a nossa esquerda. Não é a nossa direita???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      Fica à nossa esquerda, pois estamos na latitude 15º sul, o equador se encontra mais ao norte de nossa posição. Então se ficarmos de frente para o leste, o que se encontra à nossa direita está mais ao Sul de nossa posição.

      Abração!

      Excluir