quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O NASCER DO SOL


Como já havia comentado em outro texto o Almanaque náutico  traz várias informações a respeito dos fenômenos astronômicos como declinação do Sol, horário da passagem meridiana, horário dos crepúsculos, informações sobre estrelas, planetas, lua, etc...
Os crepúsculos são os momentos que antecedem o nascer e sucedem o pôr do Sol. Esses momentos assim como os horários do nascer e pôr do Sol estão registrados nas páginas diárias do almanaque náutico.
O horário do nascer do Sol varia de acordo com a latitude e longitude do lugar. No almanaque temos registrados os horários em função das latitudes, e este horário é referente à hora média local de Greenwich, sendo que para sabermos qual seria o horário legal do nascer do Sol em determinado lugar, temos que em função da longitude do lugar  calcularmos a hora média de Greenwich para aquele lugar e depois em função do fuso horário convertermos o resultado para hora legal. Parece um pouco complicado, mas publicarei um outro texto para exemplificar esse processo.
Em função da declinação do Sol um dos hemisférios vai aos poucos recebendo menos luz. Por exemplo, hoje, 06/12/2012 o Sol já está com uma declinação de 22º30’ ao sul do Equador, estamos quase no Verão no hemisfério Sul, que começará no dia 21, quando o Sol estará com uma declinação máxima de 23º26.1’ Sul. Se observarmos a data do dia 17/11/2012, veremos que lá na latitude 72º norte o Sol já não aparece, ou seja, quem estiver por lá, está literalmente às escuras numa longa noite de aproximadamente 03 meses.
Então, conforme a época do ano, num mesmo lugar,  o Sol poderá nascer mais cedo ou mais tarde, ou ficar um bom tempo às escondidas, tudo em função da sua declinação. Mas, se o eixo da Terra não fosse inclinado, a história seria bem diferente!
        UM BELO NASCER DO SOL A BORDO DO AVOANTE EM RECIFE
                                                (REFENO 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário