segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VELEJANDO COM ASA DE POMBO

    O bom de velejar é brincar com o vento, estudar suas interações com as velas e o barco. Com certeza é um estudo permanente, pois pra se tornar um bom velejador tem que se dedicar bastante.
    Nesse domingo o vento tava fraquinho, aí fiquei treinando uns jibes, bordejei pra lá e pra cá nas águas do Paranoá. O lago de Brasília é realmente um lugar muito acolhedor, com belas paisagens, e muito bom pra velejar e treinar as manobras, pois o vento ronda muito.
    Então peguei o rumo pro Pontão, com vento de popa, muito fraco. Uma técnica boa pra quem está velejando somente com a mestra e a genoa nesse tipo de vento é fazer a Asa de Pombo. O barco desliza um pouco mais ligeiro, pois o vento empurra as duas velas, uma de cada lado.
    Na foto abaixo usei a Asa de Pombo com a genoa a bombordo e a mestra a boreste. Pra quem tá iniciando a dica é a seguinte: Solte a escota da mestra até que a retranca se posicione quase na perpendicular em relação à proa/popa, ou seja, no través. Mas, fique de olho para a mestra não encostar nas cruzetas. O vento tem que estar entrando com um rumo em relação à proa de mais ou menos 355 graus (basta ter como referência uma linha amarrada no brandal). Nesse caso, ao soltar a escota da genoa ela irá para bombordo e encherá com mais facilidade. Se o vento estiver formando zero graus com a proa, a tendência é que a genoa fique panejando com dificuldade de encher. Confira pela foto abaixo:
Bons Ventos!

2 comentários:

  1. Uso de vez em quando o pau-de-spi para manter a genoa aberta.
    bons ventos...

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Ney. Mas, nesse caso acho que fica mais fácil quando tem um proeiro, certo?

    Abraço!

    ResponderExcluir