sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

VOLTA DA GUINÉ OU VOLTA DA MINA

         Na época do Infante Dom Henrique, fundador da escola de Sagres, quando seus comandantes regressavam das expedições realizadas pela costa oeste da África, descobriu-se que ao chegarem na costa da guiné ou da fortaleza de São Jorge da Mina, a melhor forma de navegar, aproveitando os ventos e correntes seria guinar para oeste, onde se beneficiariam com os alísios de nordeste (hemisfério norte). Depois, seguindo o rumo noroeste até encontrar os ventos de oeste, quando guinariam para leste, navegando com vento a favor até a latitude desejada em direção à Lisboa.
          A essa manobra foi dado o nome de Volta da guiné ou volta da mina, também conhecida como volta do largo. Foi a partir daí que a navegação astronômica se tornou uma grande necessidade, pois até então, praticava-se mais a navegação costeira.
 

PRINCIPAIS CORRENTES OCEÂNICAS

CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA

3 comentários:

  1. Muito legal e didático. Por essa razão é que existem também, as Cartas Piloto, que dão mês a mês, as probabilidades da direção e intensidade do vento. Dessa forma, somando todas as informações mais a corrente oceânica, teremos uma idéia do que fazer. Ou não fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ricardo!
      Caso queira contribuir com um texto seu sobre qualquer assunto de navegação ou afim, mande-me um email. Terei maior prazer em divulgar.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Muito bom, só tenho um comentario....mais, quero mais.

      Excluir