quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

SWELL PROVOCA NAUFRÁGIOS EM NORONHA


"O Porto de Santo Antonio, na Ilha de Fernando de Noronha, foi interditado nesta quarta-feira (16) depois de fortes ondas terem afundado na noite de terça-feira (15) cinco barcos que estavam ancorados no local. Gigantes, as ondas foram provocadas por um fenômeno chamado "swell", resultado da propagação da energia de uma grande tempestade oceânica em forma de ondas. A tempestade que gerou este swell teve origem na costa dos Estados Unidos e se propagou para o Atlântico Sul.
Para evitar danos, outros 10 barcos, que estavam na faixa de areia do Porto, foram removidos por homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, moradores e proprietários das embarcações, e transferidos para a Praia do Sueste, do outro lado da ilha.
De acordo com o administrador geral da ilha, Romeu Neves Baptista, as ondas atingiram mais de cinco metros, chegando a cobrir o molhe do Porto. Ninguém ficou ferido. "Os danos foram apenas materiais", afirmou ele ao avaliar a importância da reforma realizada há um ano e meio - reforço e ampliação do molhe - para enfrentar o fenômeno. "A intensidade deste swell foi a maior registrada nos últimos dois anos, mas a obra resistiu bem". Naufragaram as embarcações Mar da Amônia, Juca II, Bita I, Jota Pelaça e Sabinos. A previsão é que o fenômeno comece a diminuir a intensidade a partir de quinta-feira (17)." - Diário do Grande ABC.

O QUE É UM SWELL

     Quando o vento sopra continuamente em determinado ponto do Mar, o Mar começa a ficar encrespado e daí surgem as vagas, que são ondas desordenadas. Essas vagas vão se afastando do local de origem e se transformam em ondas regulares que se propagam por muitas milhas até chegarem num local de arrebentação, seja numa costa ou ilha. Essas ondas são os Marulhos ou Swell.
     Nesse caso de Noronha, essas ondas viajaram desde a costa leste dos Estados Unidos. Esse fenômeno costuma acontecer no Verão do hemisfério Sul. Provavelmente, o fenômeno originou-se de algum movimento ciclônico próximo aos Estados Unidos, o que é comum nessa época de inverno no hemisfério norte.
 
dc917d033d7722b21540e2f7ff58bf1f.jpg 
 
FOTOS DE LEO VERAS E ALEXANDRE MAOMÉ
 

Um comentário: