segunda-feira, 12 de outubro de 2015

QUESTÃO DA PROVA DE CAPITÃO - MOVIMENTO RELATIVO (RADAR)

Essa é uma questão que caiu numa prova para Capitão Amador em 2014, referente ao uso do radar para evitar colisão no mar. Trata-se de questão sobre movimento relativo, para ser resolvida com o uso da Rosa de Manobra. O amigo Kedo Marinheiro me pediu para comentar sobre essa questão.

A questão coloca a situação de um capitão que navega no rumo 070° com velocidade de 10 nós, e a tela do radar apresenta alguns alvos em determinado momento. O item abaixo é referente ao alvo D, que é mostrado na tela do radar às 03h00m na marcação relativa 140° a uma distância de 03 milhas. O mesmo alvo é mostrado às 03h06m na marcação relativa 123° a uma distância de 2,3 milhas. O radar estava em modo HEAD UP.
Pede-se o rumo e a velocidade do Alvo D.

SOLUÇÃO:

Geralmente os exercícios de movimento relativo são dados com as marcações verdadeiras. Nesse caso, os dados apresentados são em função do modo de apresentação do radar em HEAD UP. Então, basta convertermos as marcações para verdadeiras. Para isso, basta somar o valor do rumo aos valores das marcações. Então teremos 210° às 03h00m, e 193° às 03h06m.
- Na rosa de manobra escolhemos a escala para traçar os vetores com os dados das velocidades. Primeiro traça-se o vetor TR que representa o barco de referência, ou seja, o do capitão. Esse é o vetor que representa o rumo e a velocidade do barco de referência.
- Plotamos em seguida, os pontos D1 e D2 escolhendo uma escala para distâncias. Podemos a partir daí, traçar uma reta unindo os dois pontos para obtermos a DMR (direção do movimento relativo), que nesse caso, também é 070°.
- Em seguida, medimos a distância entre D1 e D2. Veremos que pela escala de distância adotada, a distância entre os dois pontos é de 01 milha. Então, o Alvo D percorreu 01 milha em 06 minutos, que equivale a 10 nós. Esse é o valor da VMR (velocidade do movimento relativo). Ainda não é a velocidade real do Alvo D.
- Para calcularmos o rumo e velocidade real do Alvo, utilizaremos os vetores referentes aos dados de rumo e velocidade do barco de referência e do movimento relativo do Alvo D. Já havíamos traçado o vetor TR, do barco de referência. A partir da extremidade desse vetor traçaremos o vetor do movimento relativo com os dados de DMR e VMR. Nesse caso, temos que o rumo relativo (DMR) é igual ao o rumo do barco de referência. Então o vetor RM (vetor do mov.relativo) será um prolongamento do vetor TR.
- Traçamos então o vetor RM, e concluímos que a soma desses dois vetores nos dará a velocidade real do barco, visto que o rumo será o mesmo.
- Resultado: rumo do Alvo D = 070°, velocidade = 20 nós.

BONS VENTOS!





5 comentários: