quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TRAVESSIA SALVADOR / RECIFE - PREPARAÇÃO

Vamos fazer uma velejada de Salvador para Recife a bordo do Tranquilidade, um catamarã do amigo Cmte Flávio, agora no início de setembro. E a expectativa é grande, pois a tripulação toda curte muito a arte de navegar. De minha parte, os preparativos são muitos, pois lá vou eu de novo com meu sextante, tábuas de navegação, almanaque náutico, folha N7, e toda parafernália para praticar a navegação astronômica, que insisto em me aprimorar cada vez mais, e manter viva essa tradição e conhecimento de antigos navegadores. Mas, o que me entusiasma mais ainda é saber que tem mais gente cultivando essa arte e ciência, como é o caso do amigo Wilson que estará na tripulação, do amigo Ticiano Alves, do Rumo Magnético, e tantos outros. 
Esses dias estava conversando com o comandante do navio oceanográfico que faz expedições para a Antártida, e ele me contou que mesmo com todo aparato tecnológico a bordo, ele cobra de seus oficiais os cálculos diários de navegação astronômica, o que demonstra que a Marinha reconhece a importância de se manter a prática da navegação astronômica.
Mas, vamos torcer para que o tempo contribua, pois a previsão ainda está indicando alguma instabilidade para o período. Serão aproximadamente 400 milhas pela frente, talvez com um pit stop em Maceió, a depender da decisão do comandante. Para os amigos que quiserem acompanhar nossa velejada pelo Spot é só clicar no link abaixo. O spot ainda não está ativo no momento, o comandante deve ativá-lo na largada prevista para 01 ou 02/09.
E nesses preparativos, vai também um instrumento muito requisitado, o violão. Quem sabe, no balanço das ondas, surja uma bela canção.
Quem nos apresentou ao cmte Flávio foi o amigo Nelson do Avoante, que tem muita história pra contar sobre o Tranquilidade no Díário do Avoante: https://diariodoavoante.wordpress.com/tag/veleiro-tranquilidade/

Que o Senhor dos Navegantes nos acompanhe!

SPOT DO TRANQUILIDADE



2 comentários:

  1. Olá,
    Também sou sócio do CNB, velejo de Laser, sou admirador da navegação, apesar de não saber absolutamente nada a respeito, gostaria de aprender mas não sei nem por onde começar.
    Abraço.
    Fernando Pedretti.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo!!! Como vão as novas? Estou aguardando as notícias. Abraço e bons ventos!!!

    ResponderExcluir