sábado, 21 de junho de 2014

APRENDENDO A VELEJAR COM BALÃO

Sempre tive muita vontade de velejar com balão, mas imaginava que seria muito complicado montar um balão sozinho no veleiro. Li um pouco sobre o assunto, conversei com amigos, e fui pegando coragem. Então, decidi que a melhor maneira de aprender a montar um balão é sozinho mesmo, pois assim, posso visualizar tudo o que tem de ser feito, desde montar as escotas, deixar o pau de spi preparado, preparar o balão com a adriça e as escotas dentro da cabine, e por aí vai. Mas, é lógico que não poderia dar uma de maluco e já sair montando balão em vento forte. Então, aproveitei o feriado de Corpus Christi, o vento tava na medida certa, 05 a 07 nós, e ainda tive sorte de encontrar meu amigo Mardônio, que foi fundamental, pois ele me auxiliou a bordo de sua lancha. E, melhor ainda, ele registrou minha primeira velejada com balão em solitário. E, por incrível que pareça, deu tudo certo, montei o balão duas vezes, na segunda sem auxílio nenhum, pois me desencontrei do Mardônio.
Agora fiquei viciado nessa história do balão, e hoje fui lá treinar novamente, o vento tava mais forte, entrando umas rajadas de 10 nós. Treinei a manobra do jibe do balão, momento um pouco tenso com vento rondando e rajada forte. 
Então, quem tiver receio de montar balão sozinho, deixo esse relato para encorajá-lo. Escolha um dia com vento fraco, no máximo 06 nós, monte todos os cabos, prestando muita atenção, as escotas do balão têm que estar livres de tudo. Amarre um cabo no guarda-mancebo passando pela cana do leme, usando um nó de correr para travar o leme quando precisar ir na proa. E, uma dica valiosa que meu amigo Luiz ensinou: amarre outro cabo que corra todo o barco de popa à proa passando por um moitão fixo em qualquer lugar da proa e amarrando os chicotes do cabo na cana do leme, você poderá manobrar o barco se estiver lá na proa. Deixe o balão já preparado na cabine com as escotas e a adriça. Antes de iniciar o procedimento de içar o balão para fora da cabine, posicione o barco com vento entrando pela alheta de barla, enrole a genoa, o barco vai perder velocidade, mas para quem está começando é o ideal, pois é bom fazer tudo com muita calma. Então, vá lá na proa e prenda a escota de barla no pau do balão. Agora sim, vá caçando a escota de barla e alternando com a adriça do balão, e ele vai saindo da cabine e enchendo. Esse é o melhor momento, aí depois é ir ajustando as escotas, o amantilho do pau, o burro do pau, e aos poucos vamos pegando jeito.

Agradeço muito ao incentivo e dicas dos amigos Mardônio, Luiz, Baiano (Rafael), Caetano e Henricão.

BONS VENTOS!





2 comentários:

  1. Belas imagens cmt, parabens ai por mais essa conquista.
    Abç
    Wilson

    ResponderExcluir
  2. Legal ! Velejo de ranger 22 e passo pelo mesmo problema relatado no blog. Parabéns !! Vou tentar.

    ResponderExcluir