sexta-feira, 30 de maio de 2014

HORA LEGAL E CONVERSÃO DE ARCO EM TEMPO

Depois que postei o texto COMO USAR O ALMANAQUE NÁUTICO - parte 2 o amigo comandante Wilson me sugeriu o tema que é o título desse post. E é mesmo um tópico bem interessante de ser estudado devido à sua importância na Navegação Astronômica. No Almanaque náutico temos nas páginas diárias, além das informações das coordenadas horárias dos astros para as horas inteiras, várias outras informações, entre elas a hora média local dos instantes do nascer e por do Sol e da Lua, da passagem meridiana do Sol, etc.
Para sabermos em que hora legal tal fenômeno (nascer ou por do Sol, por exemplo) ocorrerá, deveremos transformar a hora média local (HML) em hora média de Greenwich (HMG), e depois converter para a Hora Legal, de acordo com o fuso do local.
E a conversão de arco em tempo, pra que serve? É usada justamente no momento em que iremos calcular a HMG. Para este cálculo convertemos a longitude do lugar em tempo e somamos ou subtraímos da HML, conforme estejamos numa longitude oeste ou leste respectivamente.
Vamos a um exemplo prático:
Ao abrirmos o Almanaque Náutico Brasileiro na página 111, onde temos os dados para as datas de 28,29 e 30 de maio de 2014, observemos a coluna do SOL NASCER, e vamos verificar que para a latitude 10º sul a hora média local para o nascer do Sol é 06:10. Supondo que estivéssemos localizados sobre o meridiano de Greenwich, ou seja, longitude igual a 0º, qual seria a hora legal do nascer do Sol nesse local?
Como disse, primeiro temos que converter a longitude em tempo para encontrarmos a HMG do nascer do Sol, e depois com o valor do fuso juntamente com a HMG calcularemos a hora legal. Observe que para esse caso, nossa longitude é zero grau, então não temos o que converter de arco em tempo. Sendo assim, a HMG será igual à HML (06:10). A longitude 0º encontra-se no fuso ZERO, então nossa Hora legal do nascer do Sol também é igual a 06:10.
Mas, se estivéssemos na longitude 037º W e na mesma latitude de 10º S?
Nesse caso, para calcularmos a HMG iremos converter a longitude em tempo. Nas páginas amarelas no final do Almanaque náutico temos a tabela de CONVERSÃO DE ARCO EM TEMPO, o que facilita bastante para não termos que converter mentalmente. Se quiser converter mentalmente, é só lembrar que 15º corresponde a uma hora, 1º corresponde a 4 minutos. Então, teremos que 37º correspondem a 2h28m.
Muito bem, se estamos na longitude oeste, iremos somar a HML (06h10m) à longitude em tempo (2h28m) e teremos a HMG = 08h38m. Essa localização teoricamente pertence ao fuso 2, mas como está em território brasileiro (próximo a Aracaju) o fuso oficial é o 3. Então, nossa Hora legal para o nascer do Sol nessa localização será igual a 05h38m.

Caro comandante Wilson, espero que tenha gostado do post.

BONS VENTOS!




2 comentários: