quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CONHECENDO O SEXTANTE

Para quem quer saber um pouco da história do sextante, o artigo do Wikipedia é bem explicativo:
Lembro quando comecei a estudar sobre navegação astronômica e ficava me perguntando como seria o uso prático do sextante. Pensava ser uma coisa muito complicada, mas na realidade é bem simples. E, como já dizia nosso saudoso cmte Geraldo Miranda em seu livro "Como navegar pelo Sol" o melhor conselho para o iniciante é PRATICAR, PRATICAR, PRATICAR. E, assim fiz após comprar meu primeiro sextante.
No capítulo 21 do livro do cmte Miguens tem-se uma explicação bem detalhada sobre o sextante e seus ajustes necessários, dicas de utilização para observação dos astros e técnicas de observação. Antes de começar a usar o sextante é bom que se faça uma boa leitura desse capítulo.
Quando medimos a altura de um astro com o sextante teremos como resultado a altura instrumental e não a altura verdadeira. Para chegarmos à altura verdadeira temos que fazer algumas correções e, uma delas, é quanto ao erro instrumental, que está bem explicado no capítulo 21. As outras correções serão descritas mais adiante. Deixemos esse assunto para o próximo texto, onde pretendo falar das correções de altura aplicadas quando observamos o Sol.

Boa leitura!

CAPÍTULO 21
CAPÍTULO 21A




Nenhum comentário:

Postar um comentário