sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA parte 2 - O TEMPO

A medida do tempo é um fator primordial para a precisão dos cálculos na Navegação Astronômica. Um pequeno erro de poucos segundos nos fornecerá um resultado com imprecisão de algumas milhas da posição verdadeira. Para efeitos práticos, com a criação do Sol Médio, o tempo ficou uniforme, ou seja, o percurso aparente do Sol durante sua volta completa ao redor da Terra ficou exatamente distribuído na proporção de 15 graus de arco em uma hora, completando então os 360 graus de arco em 24 horas. Desta forma, as coordenadas horárias do Sol, da lua e dos planetas, são indicadas no Almanaque Náutico tendo por referência o Tempo Médio, utilizando-se a hora média de Greenwich.
Daí podemos perceber a importância da invenção do cronômetro náutico para o cálculo da longitude no Mar no século XVIII. Hoje, a bordo de uma embarcação pequena, onde não há um cronômetro, para se fazer uso da navegação astronômica é imprescindível um bom relógio.
O Capítulo 19 do livro Navegação: A Ciência e a Arte do cmte Miguens aborda todos os conceitos de Tempo utilizado na Navegação Astronômica, com explicações detalhadas e exercícios para fixação do conteúdo. Segue o link disponibilizado pela Marinha:
https://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap19.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário