segunda-feira, 28 de outubro de 2013

POR QUE O CÉU É AZUL?

    Adquiri recentemente o livro ASTRONOMIA SEM MISTÉRIOS do saudoso Cmte Geraldo Luiz Miranda de Barros, que faleceu recentemente deixando sua obra para a posteridade. Um de seus livros mais famosos, o NAVEGAR É FÁCIL, é leitura indispensável a todos aqueles que convivem no meio náutico. O livro Astronomia sem mistérios é uma ótima fonte de conhecimento sobre astronomia náutica e nos dá explicações sobre vários fenômenos da natureza, e um deles é justamente a explicação da cor azulada do Céu.
      A explicação definitiva sobre a cor azul do céu diurno foi dada pelo gênio Einstein em 1910, quando publicou um artigo provando que a cor azul do céu é produzida pela dispersão da luz branca do Sol pelas moléculas do ar. A luz branca do Sol é uma mistura das cores do arco-íris, cada uma das cores tem o seu comprimento de ondas, e as moléculas presentes no ar dispersam com mais facilidade as cores com ondas curtas. As cores azul e violeta são de menor comprimento de onda, e como nossa visão é mais sensível ao azul do que à luz violeta, e também pelo fato de que grande parte da luz violeta é absorvida pela atmosfera, enxergamos  o céu azul durante o dia.
        Deixo aqui minha homenagem ao Cmte Geraldo Luiz Miranda. Que este Céu Azul seja sua morada!


   

6 comentários:

  1. Lindo post! Você sabe se alguém irá atualizar a edição do navegar é fácil? A minha é de 1999 (10ª edição). Caso negativo, conhece alguma outra obra similar para iniciantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gil!
      Vou procurar saber como será conduzida a questão das obras e do site do cmte Geraldo. O livro Navegar é fácil realmente foi muito bem produzido, abrange conhecimentos para quem quer se habilitar como Arrais e Mestre amador. Existem outros livros disponíveis, mas que não abordam esses assuntos em um único volume. Sugiro o site http://www.aprendendoanavegar.com.br/, o Capitão Sebastião tem um material muito bom de estudo.

      Bons Ventos!

      Excluir
    2. Caro Elson,
      Vimos os posts trocados entre o Gil Oliveira e você. Gostaríamos de informar que o " Navegar é Fácil" está na 13a edição e que foi revisado e ampliado em 2013. Daremos continuidade ao trabalho do nosso pai . O site Navegar é
      Fácil(http://www.navegarefacil.com.br) acaba de ganhar nova loja virtual com mais facilidades para para aquisição dos livros.
      Pedimos sua ajuda para divulgar a informação.
      Abçs,
      Lilian Barros

      Excluir
    3. Bom dia, Lilian!

      Conte comigo para continuar divulgando o trabalho do Cmte Geraldo. É muito bom saber que vocês continuaram com a obra de seu Pai.

      Grande abraço a toda família!

      Excluir
  2. Só hoje vimos a homenagem feita a nosso pai e marido. Muito obrigada pelas palavras e carinho.
    Abçs, Angela, Lilian, Geraldo Luiz e Luiz Claudio

    ResponderExcluir