domingo, 17 de março de 2013

NAVEGAÇÃO PELO SOL - RETAS DE ALTURA parte 1

       Esse é um dos assuntos mais interessantes da navegação astronômica. Nesse primeiro texto irei fazer um resumo do que seria o passo a passo para o cálculo dos elementos determinativos para o traçado de uma reta de altura do Sol. Nos próximos textos irei exemplificar com o que venho praticando. Para melhor compreensão do assunto sugiro a leitura do livro de navegação astronômica do cmte Miguens, disponibilizado no site da Marinha (CLIQUE AQUI). Para os que já tem algum conhecimento do assunto, o resumo a seguir será facilmente compreendido.
Destaquei alguns termos em negrito para que sejam fixados. Segue o resumo:

No momento da observação do astro devemos estimar nossa posição.
Converter a hora legal do momento para HMG e entrar no almanaque náutico.
No almanaque náutico pegar os valores do AHG e da declinação.
Com o valor do AHG e da longitude estimada calcular o AHL (para o cálculo do AHL o valor da longitude estimada será alterado para mais ou para menos de forma que a subtração ou soma com o AHG produza um AHL com valor inteiro. Esse novo valor atribuído à longitude será a longitude assumida para o traçado da reta). Encontrando o valor do AHL, saberemos o valor do t1, e se este é leste ou oeste.

Para entrar na pub249vol2, deveremos alterar o valor da latitude estimada para o valor inteiro mais próximo. Essa será a latitude assumida para o traçado da reta.
O valor da declinação será dividido em duas partes. O valor inteiro da declinação será o valor para interpolar com o AHL na Pub. O valor de minutos (complemento da dec) será o valor para interpolar na TABLE5 ( tábua de correção de minutos da declinação) com o valor da diferença tabular d encontrado na pub249vol2.

Entrando na pub249vol2 com a lat.ass., o AHL, e o valor inteiro da declinação, faz-se uma interpolação com o AHL  e a declinação para obter os valores HC altura tabular , d diferença tabuar, Z ângulo zenital. Antes, devemos observar que se a latitude e a declinação são de nomes iguais ou não, para entrarmos nas páginas corretas (contrary name ou same name).

Após obter esses valores (HC, d, Z) ir na TABLE5 e entrar com o valor d para interpolar com o valor complemento da dec, atribuindo o sinal positivo ou negativo de d ao valor encontrado. E, então soma-se ou subtrai-se esse valor obtido da interpolação de d e complemento da dec ao HC para chegar ao valor da altura estimada.

No momento da observação serão feitos os cálculos para se chegar ao valor da altura verdadeira. Então deveremos calcular a diferença entre a altura verdadeira e a altura estimada. O valor dessa diferença entre as alturas determinará o ponto st hilaire quando traçarmos a reta sobre o azimute verdadeiro (AZ).

Definiremos se o ângulo zenital Z é leste ou oeste de acordo com o valor do t1. Obtendo essa definição, calcula-se o azimute verdadeiro da seguinte forma:

Hemisfério norte - Se Z é leste, AZ = Z
                               Se Z é oeste, AZ = 360-Z

Hemisfério Sul    -  Se Z é leste, AZ = 180-Z
                               Se Z é oeste, AZ = 180+Z   

Finalmente, para o traçado da reta temos os elementos determinativos:
Lat.ass, long.ass, AZ, Dif. entre alturas.

A seguir temos um exemplo do traçado de uma reta de altura extraído do cap 27 do livro do cmte Miguens:




 

2 comentários:

  1. Agradeço sua matéria, mas por mais fácil que seja, ela parece muito difícil e cansativo sua leitura. Certamente, com aula prática tudo fica mais fácil depois para entender seu texto. Por que vc não organiza um curso prático. Quero ser seu 1º aluno.
    Luiz Regulus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Luiz!
      Por onde andas?
      Estou organizando um material para montar um curso de navegação pelo Sol. Vou conversar com o pessoal lá no Naval pra gente montar uma turma.

      Abraços. Obrigado pelo apoio.

      Excluir