sábado, 22 de setembro de 2012

Cálculo da hora legal do início da Primavera

Daqui a pouco o Sol estará posicionado em relação ao equador celeste com a declinação zero. Estamos entrando no início da Primavera (equinócio de setembro). Escrevi anteriormente um texto sobre a DECLINAÇÃO DO SOL. Enquanto aqui no hemisfério sul inicia-se a Primavera, lá no hemisfério norte inicia-se o Outono.
Muitos sites informam sobre o horário do início desse fenômeno em qualquer lugar do mundo. Então, vou exemplificar com se calcula a hora legal do início da Primavera aqui no Brasil usando o ALMANAQUE NÁUTICO.
Consultando a página 189 do Almanaque Náutico Brasileiro 2012 (Clique aqui para baixar), observa-se que a declinação do Sol sofre uma alteração de 0º01' (um minuto de arco) a cada hora. Observe que às 14:00 (HMG) a declinação será de 0º00.8' norte, e às 15:00 a declinação será de 0º00.2' sul, o que dá 0º01' por hora, ou seja, 60 segundos de arco em 60 minutos de tempo, o que resulta que para cada minuto de tempo a declinação sofre uma alteração de 01 segundo de arco.
Voltando lá pras 14:00, se transformarmos o valor da declinação em segundo de arco, teremos 48 segundos de arco como resultado. Outro ponto importante: a declinação está decrescendo. Então, para que saibamos em que horário ela ficará com valor igual a zero, basta pensarmos que, como para cada minuto de tempo ela sofre uma alteração de 01 segundo de arco, teremos então 48 minutos de tempo para que ela decresça os 48 segundos de arco até ficar zerada.
Concluindo, às 14:48 (HMG) inicia-se a primavera. Em Brasília, estamos no fuso 3W, nossa hora legal do início da primavera 2012 será 11:48 ( Agora!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário