domingo, 10 de junho de 2012

CÁLCULOS COM USO DO SEXTANTE NO PARANOÁ

Fiquei devendo essa para meu amigo Luiz do Naval.
Pois é, imagino que as pessoas devem ficar pensando: " o que esse maluco está fazendo com essa luneta no paranoá, olhando pro Sol?". Tenho praticado bastante o uso do sextante para cálculos das coordenadas através da passagem meridiana do Sol. Então, vou lá pro meu barquinho munido de sextante e Almanaque Náutico e, o relógio. Apesar de estarmos a 1.000m de altitude tenho conseguido bons resultados. Primeiro, faço todos os cálculos e depois confiro com o GPS.O momento da visada do Sol é aproximado, já que não tenho usado um cronômetro.
Vamos aos resultados:
Estimei minha posição para os cálculos com latitude est. = 15º30' S    longitude est. = 047º30' W
erro instrumental do sextante = +15'
depressão = 3 m => 3,0'
Primeiro calculei a hora legal da passagem meridiana do Sol, tendo por base que para a data de hoje, consta no almanaque náutico a HML da pmd (hora média local da passagem meridiana) às 11:59. Para calcular a hora legal da passagem meridiana, faço a conversão de minha longitude estimada de arco em tempo (usando a página de conversão de arco em tempo do almanaque temos 47º30' = 3 horas e 10 minutos). Como estou a oeste de Greenwich, somo essas 3h10m à HML da pmd, resultando uma HMG = 15h09m (Essa é a hora média de Greenwich da passagem meridiana para essa longitude estimada). Então, para encontrar a hora legal, subtraio a HMG pelo Fuso equivalente à longitude estimada ( nesse caso, o fuso = 3). E, finalmente, HMG - FUSO = HORA LEGAL PMD = 12h09m. Parece complicado, mas é só seguir os passos com atenção.
Sabendo que às 12h09m era a hora legal para fazer as visadas do Sol, empunhei o sextante e tirei várias alturas. Consegui uma boa visada às 12h10m, e obtive altura instrumental = 50º56,6'. Daí fui para os cálculos.
Acrescentando o erro instrumental de +15' obtive a altura observada = 51º11,6'
Como estava a 3 metros de altitude (altura do olho em relação à superfície do lago), o valor da depressão encontrado no almanaque é de 3,0'
Subtraindo a depressão, obtive a altura aparente de 51º08,6'
Obtive no almanaque náutico a correção para o mês de junho em função do limbo inferior do Sol = +15,2'
Somando à altura aparente obtive a altura verdadeira do Sol = 51º23,8'
Calculei a distância zenital (90º - altura verdadeira) = 38º46,2'
Obtive no almanaque a declinação do Sol = 23º04,1' norte
Tendo que minha latitude estimada é 15º30' Sul e a declinação do Sol é norte, a distância zenital será Sul.
Daí, se tenho distância zenital sul e declinação norte, subtraindo uma pela outra e atribuo o nome da maior (sul ou norte) para a latitude meridiana. Então minha latitude meridiana calculada foi 38º46,2' sul - 23º04,1' norte, resultando 15º42,1'S.
Muito bem, obtive latitude 15º42,1'S. No GPS constava 15º50,6'S. O resultado foi satisfatório pelas condições do momento.
Para longitude, nessa situação da passagem meridiana, o cálculo aproximado é feito usando O AHG, obtido no almanaque para a HMG da observação. O resultadao para HMG 15h10m foi de 047º45,6'W. No GPS marcava 047º51,7'W.
Cansativo? Imagine quando não existiam nem as tábuas de navegação!
Daí podemos afirmar que com certeza ''NAVEGAR É PRECISO!''
Sugiro a leitura dos livros COMO NAVEGAR PELO SOL e CAPITÃO AMADOR.

2 comentários:

  1. Cabra bom, queria ter um filho assim.
    Abs,
    Carlinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá : Gostei do texto , bem explicado .Facil de seguir o raciocínio empregado .A diferença entre a posição e o gps foi minima...prá lá de bom , no mar...Parabens e obrigado .

    ResponderExcluir