quinta-feira, 12 de abril de 2012

Objetivos do Blog

Estou criando este blog para tentar contribuir um pouco com dicas de livros e fontes de estudo sobre navegação. Sou habilitado como mestre-amador e moro em Brasília, onde comecei a velejar há pouco tempo (2 anos). Portanto, não tenho experiência de velejar no mar, e pouco tempo de velejadas no Paranoá. Então, minha intenção não é ensinar a velejar, deixo isso pra outros mestres mais experientes. Aproveito para indicar meu amigo Nelson, grande professor da arte de velejar, que mora a bordo de seu veleiro Avoante e ministra curso de vela oceânica em qualquer lugar do Brasil. Visitem seu blog:  http://diariodoavoante.wordpress.com/.

Sou aficcionado pela arte da navegação. Atualmente estou estudando para a prova de Capitão-Amador, não simplesmente pelo fato de ter a habilitação, mas por me interessar cada vez mais pelos assuntos envolvidos nessa nobre arte. No entanto, meus sonhos e planos estão voltados para o Mar.

Pra encerrar, vou deixar aqui duas dicas de livros. Quando comecei a velejar e me interessar pela navegação, meu amigo e primeiro professor de vela, Mardônio, me recomendou o livro NAVEGAR É FÁCIL,  do cmte Geraldo Luiz Miranda de Barros. Trata-se de um belíssimo livro para os que estão iniciando e para os já iniciados. É indicado pela Diretoria de Portos como fonte de estudo para as provas de Arrais e Mestre-amador.
Já o livro ROTEIRO COSTA LESTE, de Licio Maciel, é um livro rico em detalhes sobre cruzeiro oceânico, e nos fornece várias informações a respeito do trecho de Bertioga a Natal, inclusive com waypoints de lugares notáveis.

Bons Ventos e bons estudos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário