domingo, 4 de maio de 2014

COMO USAR O ALMANAQUE NÁUTICO NA NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA - parte 1



A Marinha edita todo ano o Almanaque Náutico para trazer diversas informações aos navegantes. Mas, a principal finalidade do Almanaque Náutico é fornecer os dados astronômicos que servirão para diversos cálculos referentes à Navegação pelos Astros.
Na Navegação Astronômica é fundamental que tenhamos as informações necessárias para a correção das alturas dos astros após medirmos a altura com o sextante, que é apenas a altura obtida pelo instrumento, sem levar em conta a refração atmosférica, a paralaxe e outros fatores. Essas correções são obtidas através das tábuas contidas no Almanaque. Além disso, o Almanaque nos traz os dados necessários para calcularmos as coordenadas horárias dos Astros, que nos indicam a posição do Astro na Esfera Celeste, onde podemos imaginar no instante da observação como sendo um Ponto Geográfico do Astro, o que nos permite fazer um paralelo com nossas coordenadas geográficas. Então, se no instante em que observamos um Astro, conseguirmos calcular qual o seu ângulo em relação ao meridiano de Greenwich (AHG), estaremos determinando sua longitude; e se conseguirmos calcular qual a sua declinação em relação ao Equador, estaremos determinando sua latitude. O Almanaque Náutico nos traz essas informações das Efemérides para que possamos calcular as para o instante da observação.
É importante lembrar que os dados do Almanaque Náutico têm como referência a Hora Média de Greenwich (HMG), então, temos que sempre converter nossa hora legal em HMG.

Vamos a um exemplo prático para cálculo das coordenadas horárias do Sol:

Supondo que o navegante observe o Sol com o sextante às 13:00 (HMG) no dia 04/05/2014, qual seria o AHG (ângulo horário em Greenwich) e a declinação do Sol?
Nesse caso, seria muito simples, pois as informações já estão tabuladas para as horas inteiras. Então, se abrirmos o Almanaque na página diária do dia 04/05/2014 teremos o AHG e a declinação do Sol disponibilizadas ao lado da coluna da HMG.

Mas, se o Sol estivesse encoberto e o navegante só conseguisse observá-lo às 13:10 (HMG)?

Muito bem, aí teremos que fazer uns cálculos. Continuarei no próximo texto.

Conheça minha seção SEXTANTE - NAVEGANDO PELAS ESTRELAS  no site RUMO MAGNÉTICO.

BONS VENTOS!


2 comentários: