quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMO CALCULAR A ALTURA DE UMA ESTRELA



O passo a passo para calcular a altura verdadeira de uma estrela segue a mesma sequência do que vimos no texto COMO CALCULAR A ALTURA DO SOL. Temos que primeiramente determinar o erro instrumental do sextante e aplicá-lo à altura instrumental obtida no momento da observação. Depois dessa primeira correção, teremos a altura observada, na qual aplicaremos a correção referente à depressão do horizonte (depressão aparente), que está relacionada com a altura do olho do observador, e assim teremos a altura aparente como resultado.
Obtida a altura aparente iremos consultar na tábua A2 constante no almanaque náutico qual o valor de correção a ser aplicado para chegarmos à altura verdadeira. No caso das estrelas, não há distinção entre a época do ano e nem quanto a limbo observado em que é feita a observação, como acontece com o Sol. A correção a ser aplicada leva em conta somente a refração atmosférica, pois não há correções para semidiâmetro e paralaxe para as estrelas por serem consideradas pontos no firmamento.

Meus amigos, ao invés de deixar um exemplo resolvido, gostaria de deixar o exercício abaixo para quem tiver interesse em resolvê-lo. Fico à disposição para dúvidas e comentários. Segue:

No dia 20/02/2014 um navegante observou a estrela POLLUX no crepúsculo civil vespertino obtendo a altura instrumental = 29º38,6'. Considerando erro instrumental = +3' e altura do olho = 4m, calcular a altura verdadeira.




3 comentários:

  1. ai = 29°38,6'; ei = +3,0'; dpap = -3,5'; c = -1,7'. Duvida - pela formula 1,76xValt chegaremos a dpap = 1,76V4 = 3,52', como dpap da altura é sempre negativa, dpap = -3,52', mas como escolher a dpap no almanaque quando acontece de o numero exato estar na tabela, como é o caso de 4m, escolher o intervalo de 3,8 a 4,0 ou 4,0 à 4,3. existe uma regra?
    a = 29°40,9'

    wilson jp

    ResponderExcluir
  2. desconsidere o comentario anterior comandante, o calculo correto é a = 29°36,4', mas a duvida de como escolher a dpap continual
    abraços wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Wilson, é isso aí...
      Quanto à sua dúvida, vc deve fazer a interpretação da tábua da seguinte maneira:
      elevação acima de 2.4m até 2.6m a correção será -2.8'
      elevação acima de 2.6m até 2.8m a correção será -2.9'
      no exemplo acima fica assim:
      elevação acima de 3.8m até 4m a correção será -3.5'
      elevação acima de 4m até 4.3m a correção será -3.6'
      e assim sucessivamente.
      Abraço.

      Excluir