Na época do Infante Dom Henrique, fundador da escola de Sagres, quando seus comandantes regressavam das expedições realizadas pela costa oeste da África, descobriu-se que ao chegarem na costa da guiné ou da fortaleza de São Jorge da Mina, a melhor forma de navegar, aproveitando os ventos e correntes seria guinar para oeste, onde se beneficiariam com os alísios de nordeste (hemisfério norte). Depois, seguindo o rumo noroeste até encontrar os ventos de oeste, quando guinariam para leste, navegando com vento a favor até a latitude desejada em direção à Lisboa.
A essa manobra foi dado o nome de Volta da guiné ou volta da mina, também conhecida como volta do largo. Foi a partir daí que a navegação astronômica se tornou uma grande necessidade, pois até então, praticava-se mais a navegação costeira.
PRINCIPAIS CORRENTES OCEÂNICAS
CIRCULAÇÃO DA ATMOSFERA
Muito legal e didático. Por essa razão é que existem também, as Cartas Piloto, que dão mês a mês, as probabilidades da direção e intensidade do vento. Dessa forma, somando todas as informações mais a corrente oceânica, teremos uma idéia do que fazer. Ou não fazer...
ResponderExcluirValeu, Ricardo!
ExcluirCaso queira contribuir com um texto seu sobre qualquer assunto de navegação ou afim, mande-me um email. Terei maior prazer em divulgar.
Grande abraço.
Muito bom, só tenho um comentario....mais, quero mais.
Excluir