sábado, 15 de dezembro de 2012

COMO CALCULAR A HORA DO NASCER DO SOL



Não é necessário fazer tantos cálculos para sabermos o horário em que o Sol irá nascer em determinado dia e lugar. Precisamos antes de tudo definir a  localização aproximada para onde se pretende determinar o momento do nascer do Sol.
Nas páginas diárias do Almanaque náutico encontramos todos os elementos para nossos cálculos. Apresentarei neste texto um exemplo mais simples, sem utilização da tábua para interpolação (explicarei essa tábua em outro texto).
Para utilizarmos o Almanaque devemos primeiro saber que suas páginas diárias são divididas de forma que para cada página contenha informações de 03 dias do mês. As informações a respeito dos horários dos crepúsculos, nascer e pôr do Sol e Lua se encontram em colunas ao lado da coluna equivalente às latitudes.
Então, vamos considerar que pretendemos saber em que horário o Sol irá nascer num lugar com as coordenadas 10º S e 045º W no dia 16/12/2012.
Primeiro passo – transformar a longitude em tempo. Cada 15º correspondem a 1 hora, então 45º equivalem a 3 horas. Essa conversão do arco em tempo se faz necessária devido ao fato de que no Almanaque náutico o horário do nascer do Sol que está registrado para cada latitude equivale ao horário referente à hora média local em Greenwich no momento do nascer do Sol.
Segundo passo – Como o lugar está localizado a oeste de Greenwich, iremos somar essas 3 horas ao horário indicado na coluna referente à latitude de 10º S (entrando na página diária referente aos dias 14,15 e 16/12/2012, veremos que na coluna do Nascer do Sol, para a latitude 10 S temos o horário de 5:34).
Terceiro passo - Então teremos que no nosso local escolhido o momento do nascer do Sol ocorrerá às 8:34 (HMG). Temos ainda que transformar em hora legal. Nesse caso, como estamos na longitude oeste, basta subtrairmos o valor do fuso correspondente a 45º para chegarmos ao resultado da hora legal. 45º corresponde a fuso 3; então a hora legal do nascer do Sol no local escolhido será às 5:34.
Porém, há um detalhe muito importante; se neste local estiver vigorando o horário de verão, o fuso correspondente é o 2, então o nascer do Sol seria às 6:34. Observando no mapa, essa localização está no sul do Piauí, então não temos aí o horário de verão. Portanto, para essa localização a hora legal do nascer do Sol no dia 16/12/2012 será às 5:34.

Este assunto também faz parte do programa para a prova de Capitão Amador, bem como os textos que já postei aqui no blog sobre passagem meridiana do Sol , declinação magnética, sextante.

Pra quem não quer fazer nenhum cálculo, tem um site muito interessante com o calendário solar e lunar:
CALENDÁRIO SOLAR E LUNAR - APOLLO11.COM

PÁGINA DO ALMANAQUE DIAS 14,15 e 16/12/2012:
Bons Ventos!




7 comentários:

  1. Como sempre muito interessante e útil as informações aqui postadas. Abraço Carlos

    ResponderExcluir
  2. ESTA É MOLE. A PASSAGEM MERIDIANA É QUE FOI O BICHO.
    MAIS UMA VEZ, FICO-LHE MUITO GRATO.
    LUIZ REGULUS

    ResponderExcluir
  3. Elson, na prática, olhando para fora, com localizo o equador celeste?? Antes julgava ser o horizonte, está certo?????
    ou é uma linha que uni o Leste com o Oeste.??? Sendo assim, onde passa esta linha??? em que altura????
    Seria uma linha imaginária passando pela Esplanada do Ministério, rodoviária e rodoferroviaria??? risos........ ou seria a projeção do equador terrestre no céu?????
    Grato. Luiz regulus

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Luiz. Você mesmo respondeu no final. Preparei um texto sobre a esfera celeste para complementar seu comentário. Vou publicá-lo.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi seu raciocínio, você só somou(??) 3hs ao por do sol no HMG e depois subtrai as mesmas 3h.
    Seu por do sol no Piauí é a mesma que em Greenwich!!??

    Se eu estivesse na L =60°w pelo seu raciocínio eu somaria 4 hs e depois subtrairia 4hs em função do fuso (-4hs), e novamente o horário do pôr do sol na longitude 60°w será a mesma que na longitude 0°.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Juliano,

      É preciso distinguir a HMG de hora legal. Veja que no exemplo a hora legal do nascer do Sol é 5:34 estando na longitude 045ºW. Nesse mesmo momento, para quem está na longitude 0º, na mesma latitude, a hora legal é 8:34, e o Sol já nasceu há 3 horas. Então, para quem está na longitude 045ºW o nascer do Sol ocorre 3 horas mais tarde de quem está na longitude 0º, em função do fuso local. A HMG do nascer do Sol para quem está na longitude 045ºW é diferente da HMG do nascer do Sol para quem está na longitude 0º.

      Bons Ventos!

      Excluir