sábado, 22 de dezembro de 2012

O QUE SIGNIFICA AZIMUTE

           Na navegação astronômica utilizamos os Azimutes verdadeiro, polar e quadrantal.  O Azimute verdadeiro se refere ao ângulo formado entre o Astro projetado no horizonte e o norte verdadeiro. O Azimute polar tem como referência o pólo elevado, ou seja o pólo mais próximo onde se encontra o navegador, em função de sua  latitude. Já o Azimute quadrantal está associado ao quadrante onde se encontra o Astro em relação ao pólo elevado do navegador.
       Nesse texto quero falar um pouco sobre o Azimute verdadeiro. Sua utilização principal na navegação é de servir como referência para correções de desvios das agulhas magnéticas. Sabendo-se qual o Azimute do Sol no nascer ou no ocaso, pode-se calcular os desvios da agulha facilmente.
       Todos os dias, em função da variação da declinação do Sol para norte ou para Sul do Equador celeste, o Azimute no nascer e no pôr do Sol sofre uma alteração, fazendo com que vejamos o Sol nascer mais nordeste ou mais a sudeste. Hoje, por exemplo, dia 12/12/2012, a declinação do Sol está um pouco mais de 23º Sul, fazendo com que vejamos o Sol nascer mais a sudeste (Na latitude 15º S o azimute no nascer do Sol está por volta de 114º). Se quisermos saber qual será o azimute no pôr do Sol, tendo o valor referente ao nascer, basta diminuirmos o valor do azimute no nascer do Sol de 360º.
        Isso serve também para quem quer construir um imóvel que seja nascente ou poente, pois dependendo da localização, e do desenho da planta do imóvel, é aconselhável que se faça essas observações para saber com antecedência qual será a posição do Sol no decorrer do ano.
        Na página 06 do cap 43 do livro A ciência e a Arte da Navegação (Miguens), encontramos uma tabela com os azimutes do Sol no nascimento e no ocaso para todos os meses do ano. Vale a pena conferir:
CAP 43 - NAVEGAÇÃO EM BALSAS
http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/images/imagem15.jpg

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, Luiz. E, aproveito para desejar Feliz Natal a você e toda sua família!

      Abraços.

      Excluir
  2. Elson, seu blog é muito legal e instrutivo!!Agora é leitura obrigatória!! Até 'roubei' alguma coisa já... Estive em Brasília em outubro na casa de meu irmão e velejei pela primeira vez no Paranoá (tem fotos no meu blog)e adorei!! Velejei de Dingue no Katanka Clube. Quando vier prá essas 'bandas' me avise e vamos prá Paraty!! Abraço e Boas Festas!!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    Obrigado pelo elogio. Fique à vontade para repassar qualquer coisa que eu vier a escrever, a intenção é trocar conhecimento.
    Eu comecei a velejar lá no katanka com um dingue, depois passei pros cabinados.
    Boas festas e bons ventos!!!

    ResponderExcluir