segunda-feira, 24 de setembro de 2012

NORDESTEAR OU NOROESTEAR

Eram esses os termos utilizados por antigos navegadores quando se referiam ao ângulo formado pelo norte apontado pela agulha magnética (bússola) e o norte geográfico, que chamamos de Declinação Magnética. Em função do magnetismo terrestre os pólos magnéticos não coincidem com os pólos geográficos, e essa declinação magnética varia de lugar para lugar e sofre também uma variação no decorrer do tempo. Desta forma, os termos nordestear ou noroestear significava naquela época dizer se os navegantes ao usarem a bússola estavam navegando para leste ou para oeste do norte geográfico.
No entanto, os navegadores da época das navegações portuguesas tinham apenas o conhecimento da existência dessa declinação, mas não sabiam ainda sobre a variação da mesma em diferentes lugares do globo terrestre. Em 1514, o navegador português, João de Lisboa, escreveu o Tratado da Agulha de Marear, onde defendia que a declinação magnética variava de acordo com a longitude do lugar. Mas, os estudos posteriores demonstraram que esse fenômeno sofre oscilações de tempos em tempos em lugares diferentes conforme a dinâmica do magnetismo terrestre. Encontrei um artigo da UFRGS que vale a pena conferir: DECLINAÇÃO MAGNÉTICA.

CÁLCULO DA DECLINAÇÃO MAGNÉTICA ON LINE
Preencha os campos de latitude e longitude somente com números e espaços. Por exemplo, se quiser saber a declinação magnética no local de coordenadas 08º04'S  034º52'W, preencha o campo de latitude desta forma 08 04 e o campo de longitude 034 52


 

5 comentários:

  1. Excelente a matéria que vc apresentou e disponibilizou.
    Não consegui, entretanto, encontrar o site, cuja declinação magnética é dada conforme movimentação do mouse.
    Ainda não naveguei pelo seu blog, mas espero que toda a matéria que vc apresenta fique gravada para acessarmos a qualquer momento, sem a necessidade de grava-la.
    Fico-lhe muito grato por mais um aprendizado.
    Luiz Regulus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela força e por prestigiar o blog.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Não apareceu mais a exigência de decifrar aqueles códigos egípcios. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela postagem ajudou bastante

    ResponderExcluir