Wilson Chinali, Capitão Amador, com muitas milhas navegadas pela costa do Brasil.
NAVEGAÇÃO
INFORMATIZADA
Wilson Chinali
Wilson Chinali
ECDIS
vs ECS
INTRODUÇÃO:
Recentemente,
conversando com o comandante Elson (Cmt Mucuripe) numa velejada maravilhosa,
amigo, capitão amador, meu mestre em matéria de navegação astronômica, surgiu a
ideia de apresentar um artigo sobre navegação informatizada, abordando
especificamente um aplicativo gratuito para computadores que funcionasse com o
Windows e outros sistemas de tablets e celulares.
O objetivo principal
era utilizar o computador, dessa forma ele passaria a ser uma ferramenta
poderosa no planejamento de derrotas
e um ploter durante a execução das mesmas, com a vantagem de sempre utilizar as
cartas raster oficiais da Marinha do Brasil e toda a facilidade do uso de um
computador, com teclado, mouse e outros recursos.
Assim todo o trabalho
de planejamento é feito no computador com amplas vantagens sobre o método
tradicional -utilizando cartas de papel-, ou diretamente no aparelho GPS, com
sua tela pequena e controles complexos de operar, se comparados ao computador.
Utilizarei o termo
Navegação Informatizada (NI) e não navegação eletrônica para não confundirmos
com equipamentos eletrônicos em geral.
OBJETIVO:
Apresentar um
aplicativo para planejamento e
acompanhamento informatizado de navegação, gratuito, que atenda as necessidades
e com enfoque especial à navegação amadora.
DESENVOLVIMENTO:
1 – Dotação das
cartas oficiais de papel a bordo.
ECDIS
ECS
2 – Computadores,
tablets, iphones, smathphones,... vs aparelhos GPS tradicionais.
3 – Cartas raster vs
cartas eletrônicas.
4 – Planejamento e acompanhamento da
navegação através do computador.
5 – OPEN CPN 3.2.2
Onde baixar
Como baixar
6 – Cartas Raster
Baixar
Salvar
Adicionar
Aplicar
7 – Traçar derrotas,
lançar way points, mob e posição da embarcação.
8 – Exportar e
importar wp, rotas e trilhas (tracks) do computador para o GPS e vice-versa.
9 – Miscelânea
10 - Conclusão
1 – Dotação das
cartas oficiais de papel à bordo.
TODA EMBARCAÇÃO É
OBRIGADA A TER A BORDO AS CARTAS DE PAPEL NECESSÁRIAS AO ACOMPANHAMENTO DE SUA
DERROTA.
ALGUMAS EMBARCAÇÕES
PODEM REALIZAR A NAVEGAÇÃO UTILIZANDO APENAS A NAVEGAÇÃO EM CARTAS ELETRÔNICAS
OU RASTER (mesmo essas devem ter a bordo as cartas de papel).
De acordo com
a Organização Hidrográfica Internacional, “um sistema de apresentação de cartas
digitais é um termo geral usado para denominar qualquer equipamento eletrônico capaz de mostrar a posição de uma
embarcação sobreposta a uma imagem geo referenciada visualizável numa tela de
computador”. Há duas classes de sistemas eletrônicos de apresentação de cartas;
ECDIS: Sistema Eletrônico de Apresentação de
Cartas e Informações (ECDIS) que atende às exigências de dotação de carta náutica a bordo de acordo
com a IMO/SOLAS2.
ECS: Sistema de Cartas Eletrônicas (ECS),
que pode ser utilizado para auxiliar a navegação, mas que não atende às exigências de dotação de carta náutica a bordo
de acordo com a IMO/SOLAS.
Para os
objetivos desse artigo consideraremos todas as embarcações amadoras como
portadoras de equipamentos ECS. Maiores informações sobre ECDIS e ECS podem ser
encontradas no link https://www.mar.mil.br/dhn/chm/cartas/download/S66.pdf
.
2 – Computadores,
tablets, iphones, smarthphones,... vs
aparelhos GPS tradicionais.
De um lado temos
aparelhos de informática gerais que devidamente preparados podem servir como
equipamentos de navegação, tanto na fase de planejamento quanto de execução,
nessa categoria temos os computadores, tablets, iphones e outros que certamente
aparecerão no mercado.
De outro lado temos
aparelhos desenvolvidos especificamente para navegação, são esses os
denominados aparelhos GPS.
Os equipamentos
gerais de informática estão sendo cada vez mais introduzidos na navegação,
porém são equipamentos pouco resistentes à umidade, calor, deixam a desejar
quanto a sua rusticidade. Os equipamentos específicos para navegação possuem a
vantagem de serem mais rústicos, suportando situações comuns de mar como ondas,
borrifos, chuva, sol, etc...
Assim, na fase de
execução da derrota, sou de opinião particular, que os GPS(s) são melhores e
mais adequados do que os aparelhos gerais, inclusive os computadores. O mesmo
já não ocorre na fase de planejamento e de plotagem (na execução da derrota).
Por isso o enfoque
desse artigo será especificamente o planejamento da derrota no computador e uma
eventual plotagem na execução da derrota, e não o acompanhamento como se um
ploter fosse, deixando essa função de ploter para os GPS(s) propriamente ditos.
3 – Cartas raster vs
cartas eletrônicas.
Cartas Náuticas Raster (RNC) do Inglês
“Raster Navigational Chart”.
São
disponibilizadas gratuitamente no Brasil, portanto serão objeto de trabalho
desse artigo.
As RNC são um
fac-símile de uma carta náutica oficial impressa em papel; ou seja, uma
cópia escaneada da carta de papel originária e georeferenciada. Produzidas de
acordo com padrões internacionais estabelecidos pela OHI, são cartas oficiais e
podem ser utilizadas em ECDIS.
Podem ser
utilizadas também em equipamentos ECS.
Cartas Náuticas Eletrônicas (ENC) vem
do termo inglês “Electronic Navigational Chart”.
Não são disponibilizadas
gratuitamente no Brasil, portanto não serão objeto desse artigo, embora possam
ser utilizadas nos ECDIS como nos ECS.
As informações contidas nas cartas vetoriais
são organizadas em camadas, permitindo seleção, análise e apresentação de
elementos de forma personalizada ou automática, havendo interação da embarcação
com cada um de seus elementos.
O conteúdo das ENC é baseado em fonte de dados
de levantamentos realizados por serviços hidrográficos ou nos dados
constantes em cartas oficiais impressas em papel; compiladas e codificadas em
conformidade com padrões internacionais estabelecidos pela OHI; as posições
nas ENC referem-se ao Datum do Sistema Geodésico Mundial 1984
(WGS84). Estas são compatíveis com as posições do GNSS (Sistema Global de
Navegação por Satélite); são editadas somente por um Serviço Hidrográfico
autorizado pelo Governo ou outras instituições governamentais pertinentes;
e são regularmente atualizadas com informações oficiais que são
normalmente distribuídas em forma digital.
4
– Planejamento da navegação através
do computador.
O conhecimento
de navegação é fundamental no planejamento informatizado da derrota, pois a
ideia mestra é a mesma do método tradicional (carta de papel).
A facilidade e
a agilidade que se tem no método informatizado é que difere em muito do método
tradicional, bem como o custo, uma vez que o aplicativo é gratuito e as cartas
raster também são distribuídas gratuitamente pela MB e de outros países como a
Argentina por exemplo.
É possível
traçar linhas, lançar way points (wp), salvar as derrotas e wp em arquivos
digitais gpx, enviar por e-mail, enviar para o GPS, manter em pendrives, ao
trocar de computador pode-se copiar os trabalhos realizados anteriormente,
todos os traçados podem ser apagados sem deixar vestígios como acontece nas
cartas de papel, os cálculos de rumo, distancia, ETD/ETA/ETE são automáticos,
permite o uso de plug-ins para previsão de tempo e clima, oceanografia,
visualização de imagens de satélites, tudo isso sobreposto á carta náutica,
captura de tela, impressão...
Para os mais
antigos (como eu), diria que o planejamento tradicional está para o planejamento
informatizado, assim como as antigas máquinas de datilografia estão para os
modernos computadores.
No
acompanhamento da derrota seu uso fica restrito, em minha opinião, mas o
replanejamento concorrente da derrota é muito eficiente com o uso da NI. Vou
dar um exemplo prático disso:
Digamos que o
navegador saia com seu veleiro de João Pessoa-PB para Recife-PE e precise fazer
o Rumo Verdadeiro 165° à partir da boia n°1, seu veleiro orça com mais de 050°
relativos. Essa situação exigiria um vento de 115° ou menos, mas o vento está
nos 125°. Se o velejador seguir direto para Recife-PE precisará motorar por 90
M, porém se ele der um bordo de algumas horas, poderá velejar até Recife quando
atingir uma posição específica. Nessa situação de replanejamento concorrente da
derrota, a NI será de fundamental importância e de alta eficiência para se
evitar desperdício de tempo e dinheiro, bem como desgaste dos motores. No
exemplo dado o navegador precisaria motorar por 1h até atingir a longitude
necessária para velejar o restante da travessia, caso contrario, se fosse
direto para Recife, motoraria por aproximadamente 20h considerando a velocidade
média de 5Kt, imagine isso ao longo de anos de uso do motor, quanto se
preservaria o equipamento e economizaria de combustível!
continua...
continua...
foto do http://opencpn.org/ocpn/
Capitão,
ResponderExcluirNão existem empresas com interesse em desenvolver equipamentos(Computadores, tablets, iphones, smarthphones) suficientemente resistentes a ponto de "facilitar" a jornada.
Sim, principalmente os tablets. Wilson
ResponderExcluirJá existem. O Betão sempre usa nas viagens de Hobie Cat
ResponderExcluirEsqueci de complementar: usa notebook. BV.
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