DATA
16/03/2013 H.LEGAL 11:00
LAT estimada 15º40' S
LONG estimada 047º40'W
Transformar h.legal em HMG para entrar no Almanaque náutico
HMG = h.legal + fuso w (3h)
HMG = 14:00
No Almanaque buscar os valores de AHG e declinação para 14:00
HMG = h.legal + fuso w (3h)
HMG = 14:00
No Almanaque buscar os valores de AHG e declinação para 14:00
AHG
27º52'
DECLINAÇÃO 1º32'S
Calcular o AHL e o t1. Nesse cálculo o valor da long estimada será arredondado
para que se obtenha um AHL com valor inteiro.
AHG - LONGW = AHL
O valor do AHG é menor do que a long est, então soma-se 360º ao AHG para depois subtrair:
387º52' - 47º52' = 340º =>AHL
LONG ASS. = 047º52'W
AHL 340
O t1 (ângulo no pólo) é calculado da seguinte forma:
Se AHL < 180º, t1 = AHL
Se AHL > 180º, t1 = 360º - AHL
O t1 (ângulo no pólo) é calculado da seguinte forma:
Se AHL < 180º, t1 = AHL
Se AHL > 180º, t1 = 360º - AHL
Então, t1 = 20ºE
Para entrar na Pub249vol2, temos
LAT ASS. 16ºS
DEC 1º S SAME
NAME
AHL 340º
Nesse caso, onde a lat ass e dec têm o mesmo nome (sul), iremos na pág
SAME NAME correspondente à lat
16º,
e interpolando o valor do AHL com a DEC encontraremos:
HC 65º14 d 36' Z 125º
HC 65º14 d 36' Z 125º
interpolando d x compl dec na table5, teremos 36' <=> 32' =
19'
soma-se esse valor ao HC para obter a altura estimada.
HC + 19' = ALT EST
65º14' + 19' = 65º33'
O próximo passo é calcular a altura verdadeira no momento da observação.
sabendo que o ei (erro instrumental do sextante) = 10', altura do olho = 8m.
sabendo que o ei (erro instrumental do sextante) = 10', altura do olho = 8m.
Para altura do olho = 8m, teremos o valor de depressão = 5’
ei = 10'
ai= 65º30
ao = ai + ei = 65º40
aap = ao – dep = 65º35'
av = aap + cgh = 65º50'
O próximo passo é calcular a diferença
entre altura verdadeira e altura estimada:
DIF AV-ALT EST = 17'
O último passo é calcular o azimute verdadeiro. Para tanto, deve-se
antes verificar as características do ângulo zenital. Z é leste ou oeste de acordo com
o valor do t1.
Deve-se
levar em conta o pólo elevado (hemisfério onde se encontra o observador):
Hemisfério norte - Se Z é leste,
AZ = Z
Se Z é oeste, AZ
= 360-Z
Hemisfério Sul - Se
Z é leste, AZ = 180-Z
Se Z é oeste, AZ
= 180+Z
Nesse caso, teremos Z = S125ºE, onde S é o pólo elevado e E refere-se ao
t1.
OBS: O valor de Z encontrado na pub249vol2 pode ser interpolado a olho
para chegarmos a um valor mais preciso em função do valor completo da
declinação, que nesse caso é de 1º32’S. Na pub249 verifica-se que o valor de Z
para a dec de 1º é de 125º e, para a dec de 2º no mesmo AHL, Z = 123º. Daí,
conclui-se que para uma dec de 1º32’ teremos Z = 124º
AZ = 180 - Z = 56º
Com isso, temos os elementos determinativos para o traçado da reta da
manhã:
Lat. Ass 16ºS
Long. Ass
047º52’W
Dif entre as alturas av e ae
17’
AZ 56º
gostei de ver uma postagem util a navegacao a antiga com sextante ,poucos hoje se importam em aprender ,nao sabem que em grandes tempestades o gps nao funciona e uma nesga de viso do sol pode resolver mas e preciso fazer calculos a antiga e quase nao sabem nem matematica por favor se lhe for possivel poste no Crupo explorer a grande aventura obrigado alberto chagas
ResponderExcluirObrigado, Alberto Chagas.
ExcluirEssa ciência realmente não pode cair no esquecimento. O GPS é um grande aliado à navegação, foi um invento revolucionário. Mas, nada como conhecer o estudo dos astros, a matemática de tudo!
Abraço.
Capitão Mucuripe.