sábado, 23 de fevereiro de 2013

A JANGADA DE RAIZ - LIVRO/DOCUMENTÁRIO

     Sempre admirei a valentia dos nobres Jangadeiros. Mas, lembro que quando era criança lá no Ceará, eu tinha medo de pensar em sair numa jangada e seguir pro Alto Mar, pois sempre tive medo de água, um medo que convivia com o fascínio. Escolhi o nome desse Blog justamente para homenagear os bravos jangadeiros do Mucuripe, que também foi o nome que escolhi para meu barco.
     O fato é que há poucos dias eu estava olhando livros numa livraria, pensando em comprar mais algum cujo o tema fosse navegação, quando me deparei com um belíssimo trabalho intitulado A JANGADA DE RAIZ, de Edson Fogaça e fotografia de Niven Franci. Trata-se de um livro e um formidável documentário que retrata a vida e a arte do Mestre Jangadeiro Edilson Miguel da Silva, lá de Barrinha de Baixo, litoral noroeste cearense.
     O livro traz também informações valiosas sobre história das embarcações no Brasil, detalha minuciosamente esse símbolo náutico Brasileiro, a Jangada, e nos apresenta de modo muito esclarecedor a situação da pesca artesanal no Brasil e suas perspectivas. É um trabalho formidável pela riqueza de informações, pela beleza artística, e pela contribuição inestimável para a memória cultural do País.
     O Edson Fogaça disponibilizou um pequeno trecho do documentário no You Tube:











2 comentários: