Todo navegante ao adentrar ou sair de um canal navegável, precisa de auxílios para que sua navegação se faça de forma segura, tomando a direção correta. A Associação Internacional de Sinalização Náutica (IALA) é responsável pela padronização da sinalização utilizada nestas vias, orientando o navegante através de sinais laterais, sinais cardinais, sinais de perigo isolado, de águas seguras, e sinais especiais. Existem duas regiões internacionais de balizamento, onde os sinais laterais diferem no que se refere às cores utilizadas. O Brasil pertence à região B:
Abaixo temos um exemplo de balizamento da região B:
Observando o exemplo acima, se nos guiarmos pela linha de canal preferencial, a que está em negrito, vamos
nos deparando com vários tipos de sinais. Falando particularmente dos sinais laterais, logo no começo avistamos
o sinal lateral boreste de cor encarnada. Depois de passarmos por esse sinal, temos uma bifurcação, com um
sinal de canal preferencial a bombordo (cone encarnado com faixa verde) nos indicando que a direção convencional do balizamento é guinarmos a bombordo. E, nesse ponto, podemos verificar que passaremos pelo sinal lateral bombordo de cor verde. Mais a frente, temos sinais cardinais leste, indicando que há um casco soçobrado a oeste. Passamos por um sinal lateral boreste de cor encarnada, e mais acima temos um sinal cardinal sul, indicando que não podemos seguir no rumo norte, devido a uma ilha mais à frente. Então, se guinarmos a boreste, passaremos pelo sinal de boreste, deixando um sinal de bombordo à esquerda e chegaremos no ancoradouro.
É isso aí! Apenas um pequeno exercício para fixação de alguns sinais de balizamento. Lembrando que se fosse na região A, as cores seriam o contrário das utilizadas em B.
Bons Ventos!
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