quinta-feira, 10 de maio de 2012

SINAIS CARDINAIS

Um assunto muito interessante referente à segurança da navegação é o sistema de balizamento. Este sistema é formado por sinais fixos e flutuantes, que se destinam a indicar perigos naturais, obstruções, perigos isolados, limites laterais em canais navegáveis, etc.
Por ser um assunto muito extenso, vou procurar fazer várias postagens sobre tópicos relacionados ao mesmo.Hoje, vou falar um pouco sobre os sinais cardinais, que são usados para indicar o setor por onde devemos navegar, ou seja, por onde podemos passar safo de um banco de areia ou um perigo qualquer. Por exemplo, se nos deparamos com um sinal cardinal leste, ele nos indica que o quadrante leste é o mais seguro. Abaixo, coloquei uma foto de um sinal cardinal leste posicionado na península dos ministros (lago paranoá). Neste local, se eu seguir navegando no rumo oeste vou pegar um banco de areia.
Segue abaixo uma imagem para auxiliar a identificação do nome do sinal cardinal em questão.Uma forma rápida de identificar o sinal é pela sua marca de tope, ou seja, a posição dos cones encontrados na parte superior. No exemplo acima, o sinal cardinal leste possui um cone superior voltado para cima e outro para baixo.

Até a próxima e bons ventos!

Um comentário:

  1. Grande Elson!
    Muito bom o blog e as orientações de navegação.
    Abração
    Mikhail

    ResponderExcluir