quinta-feira, 26 de abril de 2012

Rosa dos Ventos

Quando pensamos em velejar, a primeira coisa que procuramos saber é como estará o tempo, vento a quantos nós e soprando de onde? Daí é só içar as velas e curtir o vento! Isso, falando de uma velejada de domingo, é claro. Lembro de quando eu nem imaginava em ingressar no mundo náutico, que um certo dia lá em Trindade, litoral do Rio, observei o Seu Antonio, velho pescador, comentando que estava entrando um vento susuéste. Eu fiquei intrigado, pois não tinha noção nenhuma dass direções do vento, e muito menos um susuéste. Hoje, depois de vários anos após esse episódio, me pego sempre observando a direção do vento. Então, pra quem não sabe, a direção do vento é de onde ele vem, e não pra onde ele vai, que nesse caso, estaríamos nos referindo ao rumo do vento.
Daí, pra saber de onde ele vem, ou seja, sua direção, temos que antes de tudo, sabermos onde estão os pontos cardeais principais (N,S,E,W), e observarmos através do movimento de algum objeto balançando pela força do vento, de que quadrante está vindo o vento.
A Rosa dos Ventos nos fornece os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, onde podemos identificar a direção do vento com um pouco de treino.

PONTOS COLATERAIS
NE    Nordeste     45º
SE     Sueste        135º
SW    Sudoeste    225º
NW    Noroeste  315º
________________________________________
PONTOS SUB-COLATERAIS
NNE    Nor-Nordeste    22,5º
ENE     Lés-Nordeste     67,5º
ESE      Lés-Sueste        112,5º
SSE      Su-Sueste         157,5º
SSW    Su-Sudoeste     202,5º
WSW   Oés-Sudoeste   247,5º
WNW   Oés-Noroeste  292,5º
NNW   Nor-Noroeste  337,5º


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Elson,

    Muito legal! Continue postando sempre.

    Abraços,
    Standke

    ResponderExcluir