Quando pensamos em velejar, a primeira coisa que procuramos saber é como estará o tempo, vento a quantos nós e soprando de onde? Daí é só içar as velas e curtir o vento! Isso, falando de uma velejada de domingo, é claro. Lembro de quando eu nem imaginava em ingressar no mundo náutico, que um certo dia lá em Trindade, litoral do Rio, observei o Seu Antonio, velho pescador, comentando que estava entrando um vento susuéste. Eu fiquei intrigado, pois não tinha noção nenhuma dass direções do vento, e muito menos um susuéste. Hoje, depois de vários anos após esse episódio, me pego sempre observando a direção do vento. Então, pra quem não sabe, a direção do vento é de onde ele vem, e não pra onde ele vai, que nesse caso, estaríamos nos referindo ao rumo do vento.
Daí, pra saber de onde ele vem, ou seja, sua direção, temos que antes de tudo, sabermos onde estão os pontos cardeais principais (N,S,E,W), e observarmos através do movimento de algum objeto balançando pela força do vento, de que quadrante está vindo o vento.
A Rosa dos Ventos nos fornece os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, onde podemos identificar a direção do vento com um pouco de treino.
PONTOS COLATERAIS
NE Nordeste 45º
SE Sueste 135º
SW Sudoeste 225º
NW Noroeste 315º
________________________________________
PONTOS SUB-COLATERAIS
NNE Nor-Nordeste 22,5º
ENE Lés-Nordeste 67,5º
ESE Lés-Sueste 112,5º
SSE Su-Sueste 157,5º
SSW Su-Sudoeste 202,5º
WSW Oés-Sudoeste 247,5º
WNW Oés-Noroeste 292,5º
NNW Nor-Noroeste 337,5º
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirElson,
ResponderExcluirMuito legal! Continue postando sempre.
Abraços,
Standke