sexta-feira, 13 de abril de 2012

CURIOSIDADE SOBRE FUSOS HORÁRIOS

No livro COMO NAVEGAR PELO SOL, do cmte Geraldo Luiz Miranda, há um relato interessante sobre a Linha de Mudança de Data (situada nos extremos dos fusos de 180º , no pacífico). Quem navega de leste para oeste, deve aumentar um dia, ao cruzar essa linha. E, de oeste para leste, diminui-se um dia. Isto ocorre para que possamos manter a data correta, pois a cada mudança de fuso, adiantamos ou atrasamos uma hora, dependendo da direção em que se navega (para oeste, atrasamos uma hora a cada mudança de fuso e, para leste, adiantamos).
O relato é o seguinte:
Em 30/12/1899 o navio WARRIMOO navegava de Vancouver para Austrália. O comandante John Phillips calculou que poderia cruzar a interseção da LMD com o equador às 00:00. E assim, quando ele cruzou tal ponto às 00:00, o navio estava com a proa no hemisfério sul em pleno verão, e a popa estava no hemisfério norte no inverno. E, mais curioso ainda, na proa a data era 01/01/1990 e na popa, 30/12/1899, ou seja, a véspera de ano novo (31/12/1899) nunca ocorreu para os embarcados nesse navio. E, como podemos ver, nesse momento o navio se encontrava em dois dias diferentes, em dois meses diferentes, em duas direrentes estações, em dois anos diferentes, e pra completar, em dois séculos diferentes!

Curiosidade: Em 1522, após a circunavegação realizada por Fernão de Magalhães,o Papa Adriano VI acreditou que era possível voltar no tempo simplesmente atravessando a Linha Internacional da Data e chegou a propor sua proibição. Depois que lhe explicaram do que se tratava, Adriano VI compreendeu e aceitou a convenção. 

Bons Ventos!

Sugestões de links:
http://24timezones.com/

http://www.apolo11.com/tictoc/fuso_horario_mundial.php




2 comentários: