domingo, 16 de agosto de 2015

COMO CALCULAR A ALTURA DA LUA USANDO O SEXTANTE

É muito simples determinar a altura dos astros tendo apenas o sextante e o Almanaque Náutico. Nesse exemplo vou descrever o passo a passo para determinar a altura da Lua.  A partir desse cálculo da altura é que podemos adiante utilizar outras tábuas de navegação para determinarmos os elementos para traçar uma reta de posição. Mostrarei em outro post a sequência de cálculos para uma reta de altura da Lua, bem parecido com o exemplo que vimos em relação ao Sol (Clique aqui para saber mais).
A primeira coisa a ser feita é determinar o erro instrumental do sextante (ei), e saber a altura do olho para definirmos o valor da depressão a ser subtraído. Nesse exemplo tivemos:
ei = +2'
elevação do olho = 3m

Data - 30/05/2015       
Hora legal - 17:10:25           HMG - 20:10:25
lat. estimada - 15°50'S
long. estimada- 047°50'W

A altura obtida com o sextante (ai) foi de 19°50', de onde devemos somar ou subtrair o ei para chegarmos à altura observada (ao). 

ao = ai + 2'= 19°52'

O próximo passo é obter a altura aparente (aap). Para tanto, vamos usar a tábua de correção da Lua encontrada no Almanaque Náutico. Lá encontraremos o valor da depressão (dep) em função da elevação  do olho, e subtrairemos esse valor da altura observada. A depressão é nada mais do que o desnível do nosso horizonte aparente com o horizonte visual. A altura do sextante tem como referência o horizonte visual que sofre uma pequena curvatura em função da elevação do olho em relação à superfície. Essa curvatura é compensada um pouco pela refração terrestre. Na correção aplicada na tábua esses elementos são considerados.

aap = ao - dep = 19°49'

No almanaque náutico, para cada HMG inteira temos um valor atribuído à paralaxe horizontal da lua (ph), da qual teremos um valor de correção a ser adicionado à altura da lua. No entanto, a tábua de correções para a altura da Lua se divide em duas partes. Levando em conta que escolhemos o limbo inferior para observar o astro, teremos um valor de correção adicional para levando em conta a refração atmosférica e o semidiâmetro, e outro valor de correção em função da paralaxe.
Na prática é muito simples. Primeiro entra-se na tábua com o valor inteiro da aap e anota-se o valor de correção aplicado ao valor inteiro dos minutos mais próximos.

Valor da ph para HMG (20h) = 55.4'

Valor inteiro da aap = 19°
Valor inteiro dos minutos mais próximos = 50'
Valor da correção para 50' = 62.2'

Em seguida, na mesma tábua, na coluna dos 19° desce-se para a parte referente à correção em função do limbo observado e a ph.

Nesse caso usamos o limbo inferior. 
Valor de correção para ph = 2.2'

Para obter a altura verdadeira (av) somamos os valores dessas correções adicionais à aap.

av = 20°53.4'

Usando os dados do GPS e o software STARSTRUCK NAVIGATION o valor da altura verdadeira
é de 2.6' a mais.

CLIQUE AQUI PARA VER AS TÁBUAS DE CORREÇÕES PARA A LUA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário