terça-feira, 7 de abril de 2015

COMO NAVEGAR PELAS ESTRELAS - EXEMPLO DE CÁLCULO DE POSIÇÃO

Hoje em dia nas provas para Capitão Amador o assunto de Navegação Astronômica aborda apenas a Navegação pelo Sol , limitando-se os cálculos de posição pela passagem meridiana do Sol. Mas, para os amantes da navegação astronômica o estudo se estende a outras situações, como é o caso da Navegação pelas Estrelas. Esse post que escrevo agora não tem a intenção de detalhar sobre o assunto, e sim de elaborar um despretensioso passo a passo para aqueles que já tem um pouco de afinidade com o assunto.
Antes mesmo de empunhar o sextante para medir a altura de uma estrela, o navegante deve planejar o momento das visadas fazendo o “Preparo do Céu”, que significa saber antecipadamente quais serão as estrelas propícias para as observações e em que alturas e azimutes aproximados estarão no momento da observação. Com essas informações o navegante selecionará as estrelas para fazer suas visadas e calcular sua posição pelo cruzamento das retas de alturas obtidas.
Antes de prosseguir leia o texto sobre o PREPARO DO CÉU.
No exemplo apresentado no texto acima o navegante estimou sua posição em latitude S10°05’ e longitude W035°15’, no dia 02/09/2014, crepúsculo vespertino. A hora legal calculada do crepúsculo foi de 17h40m. Ângulo horário local do ponto vernal (AHLY) = 256°.
Dentre as 07 estrelas sugeridas pela PUB249 VOL I o navegante escolheu Altair, Rigel Kent e Arcturus.
Dados da PUB249 para as 03 estrelas:
ESTRELA
ALTURA
AZIMUTE
Altair
44°17
067
Rigel Kent
32°40
200
Arcturus
39°25
305

O navegante iniciou as observações alguns minutos após o início do crepúsculo vespertino, quando as estrelas se apresentaram com brilho suficiente e ainda havia horizonte definido para o uso do sextante.
Às 17:55 observou Altair , fez as correções para altura, obtendo altura verdadeira = 48°14
Às 17:57 observou Rigel Kent obtendo altura verdadeira = 31°04
Às 17:58:30 observou Arcturus obtendo altura verdadeira = 34°51
Para o cálculo das retas de altura de cada estrela teremos o seguinte roteiro:
- Para cada estrela calcularemos o AHGY (ângulo horário em Greenwich do ponto vernal) de acordo com a HMG da observação, e depois calcularemos o AHLY. O Almanaque fornece o AHGY para as HMG inteiras. Entra-se na página diária do almanaque na HMG inteira correspondente e anota-se o valor do AHGY:
AHGY (20h) = 281°53.4’
Vai nas páginas de acréscimos e correções do almanaque para encontrar o valor de acréscimo para os minutos: 55m = > 13°47.3’     57m = > 14°17.3’      58m30s = > 14°39.9’
Então, teremos:
ESTRELA
HMG DA OBSERVAÇÃO
AHGY
Altair
20h55m
295°40.7’
Rigel Kent
20h57m
296°10.7’
Arcturus
20h58m30s
296°33.3’

Para cada estrela teremos uma longitude aproximada para encontrarmos um AHLY com valor inteiro. Então, teremos:
ESTRELA
HMG
AHGY
LONG APROX
AHLY
Altair
20h55m
295°40.7’
35°40.7’ W
260°
Rigel Kent
20h57m
296°10.7’
35°10.7’ W
261°
Arcturus
20h58m30s
296°33.3’
35°33.3’ W
261°

- Feitos os cálculos anteriores, temos os elementos para entrarmos na PUB249 VOL I e buscarmos os valores das alturas calculadas e azimutes para os novos valores de AHLY, com a latitude aproximada de 10°S. Os valores dos Azimutes fornecidos pela tábua serão usados para o traçado das retas de altura; já as alturas, serão comparadas às alturas verdadeiras e as diferenças entre elas é que determinarão o ponto de Saint Hilaire para traçado das retas. Buscando os dados na PUB249 VOL I e calculando a diferença entre as alturas teremos os elementos para o traçado das retas a seguir:

ESTRELA
LAT APROX
LONG APROX
Altura verdadeira
Altura calculada
DIF ALTURAS
AZIMUTE
Altair
10°S
35°40.7’W
48°14
47°53
21’
065
Rigel Kent
10°S
35°10.7’W
31°04
30°55
9’
202
Arcturus
10°S
35°33.3’W
34°51
35°19
-28’
302




 - Após traçarmos as retas e determinarmos a posição da embarcação, devemos ainda entrar na tábua de correção referente à precessão e nutação (encontrada na própria PUB249), devido ao pequeno deslocamento do ponto vernal, e em função do AHLY, latitude aproximada e o ano achamos o valor em milhas a ser deslocado no rumo correspondente apontado na tábua. A correção é aproximada, escolhendo-se os dados de AHLY e latitude mais próximos na tábua, ou interpolando a olho. Nesse caso a posição encontrada deverá ser deslocada em 3.7 milhas no rumo de 90°.
Após o traçado das retas e a correção pela tábua de precessão e nutação a posição encontrada foi latitude = 10°10’S longitude = 35°06’W.

 
 

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