domingo, 8 de junho de 2014

CÁLCULO DE POSIÇÃO COM USO DO SEXTANTE NA PMD DO SOL

Hoje obtive um bom resultado com o uso do sextante na passagem meridiana do Sol. Comprei um sextante Davis MARK III e, por incrível que pareça, obtive resultados semelhantes aos que venho obtendo com o MARK 15, creio que isso se deve pela seu erro instrumental ser muito pequeno. No entanto, a navegação astronômica não é um método simples e de precisão, pois envolve vários fatores como erro humano, erros do sextante, condições de navegação, entre outros. Mas, erros de posição de até 20 milhas são perfeitamente admissíveis, visto que sua utilização é para navegação oceânica, onde o navegante se encontra em meio a milhares de milhas sem terra à vista.
Nesta época em que o Sol está com sua declinação quase máxima ao Norte, fica mais fácil de escolher um local de navegação aqui no Lago Paranoá, onde eu possa vislumbrar um horizonte mais apropriado para o uso do sextante. Como moro em Brasília, venho sempre treinando aqui no Lago para exercitar o uso do sextante e os cálculos de navegação astronômica. Esse é um assunto importante para os que pretendem fazer a prova para Capitão Amador e aos que admiram essa ciência e arte de navegar.
Na navegação tradicional sem uso do GPS, tanto na costeira quanto na oceânica, o primeiro passo é estimar sua posição, que é baseada no rumo e distância navegados a partir de um ponto conhecido. Estimei minha posição em 15º51' S 047º52' W. Data 08/06/2014, no almanaque náutico consulto a hml (hora média local) da pmd do Sol para esta data = 11h59m.
Transformo minha longitude estimada (047º52' W) em tempo consultando a tábua de conversão, conforme havia exemplificado no post HORA LEGAL E CONVERSÃO DE ARCO EM TEMPO , obtendo o valor aproximado de 3h11m. O próximo passo é transformar a hml da pmd em HMG da pmd. Como minha longitude é oeste, somo a hml à longitude convertida em tempo, obtendo HMG da pmd = 15h10m. Minha longitude estimada está no fuso 3, logo subtraindo da HMG da pmd terei a HORA LEGAL da pmd = 12h10m. Como essa hora legal foi baseada em uma longitude estimada, devo começar a medir alturas do Sol pelo menos uns cinco minutos antes e anotar várias alturas, escolhendo depois a altura máxima encontrada, anotando exatamente em que instante ocorreu o fenômeno.
Obtive a altura máxima de 51º02' às 12h11m (HMG = 15h11m). A partir daí fiz as correções de altura considerando erro do instrumento = 0, depressão = 2'. Obtive altura aparente = 51º, e consultando na tábua A2 a correção para a altura aparente obtive altura verdadeira = 51º15,2'. Próximo passo, calculei a distância zenital, que é 90º menos a altura verdadeira, resultando = 38º44,8'.
Para encontrar a latitude meridiana, ou seja a minha latitude baseada na altura do Sol no instante em que considerei como sendo a passagem meridiana, devo associar a distância zenital com a declinação do Sol naquele instante. Então, vejo no almanaque náutico que para as 15h (HMG) a declinação = 22º52,2', no final da página tem o fator d = 0,2 para que possa fazer o acréscimo referente aos 11 minutos. Consultando na tabela de acréscimos de 11m a correção é 0, então para as 15h11m a declinação = 22º52,2'. Como minha latitude é Sul e a declinação é norte, subtraio a declinação da distância zenital obtendo latitude meridiana = 15º52,6 S'.
Para encontrar o valor da longitude, basta verificar qual o AHG (Angulo horário em Greenwich) para as 15h11m. Consultando no almanaque o valor de AHG para 15h é de 45º13.9', e corrigido para as 15h11m temos uma longitude = 047º58,9' W.
A posição no GPS marcava 15º50,30' S 047º50,85' W. Percebe-se que a diferença é maior em longitude, justamente à dificuldade de se conseguir determinar com precisão o horário do instante da passagem meridiana. Deve-se levar em conta também, que na passagem meridiana as alturas variam muito pouco durante o fenômeno, o que gera maior proximidade no cálculo da latitude.

BONS VENTOS!


Um comentário:

  1. Comandante, brilhante a sua explanação, aguardamos para aprender pessoalmente com você aqui em João Pessoa - PB. Vai uma sugestão: Coloque uma imagem dos cálculos realizados para confecção do Post, e cite as páginas do Almanaque que foram utilizada para orientar o acompanhamento do raciocínio.
    Abraço.
    Wilson

    ResponderExcluir