domingo, 15 de setembro de 2013

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE HABILITAR COMO PRÁTICO DE NAVIO

     Alguns amigos me incentivam para que eu venha um dia a ser um  Prático de Navio. Sei que é um processo muito complexo, requer muita dedicação e planejamento familiar, pois o candidato terá que custear sua manutenção no Programa de Qualificação de Praticante de Prático por um período de no mínimo 12 meses, para depois fazer o exame para Habilitação de Prático Profissional. Essa é a fase que requer maior sacrifício e planejamento familiar, pois o candidato deverá cumprir esse programa já na Zona de Praticagem onde foi direcionado. Para participar do Programa de Qualificação, o candidato deverá antes ser aprovado no processo seletivo.
      Então o passo a passo é o seguinte:
  •     Participar do processo seletivo para Praticante de Prático, que compreende 04 etapas.
    1ª Etapa- Prova escrita (realizada no Rio de Janeiro);
    2ª Etapa- Apresentação de documentos, seleção psicofísica e teste de suficiência física;
    3ª Etapa- Prova de títulos; e
    4ª Etapa- Prova prático-oral.
  •     Após ser aprovado no processo seletivo apresentar-se à Zona de Praticagem (localizada em um dos Portos nacionais) para onde foi distribuido e participar do Programa de Qualificação de Praticante de Prático por um período de no mínimo 12 meses.
  •    Após concluir o Programa de Qualificação submeter-se  ao Exame de Habilitação para Prático realizado a bordo de embarcação por meio da avaliação de uma ou mais fainas de praticagem.
      O grande atrativo é o salário que pode chegar a 130 mil reais por mês. O Prático não é um servidor público nem militar, trabalha na atividade privada. Aos navegantes da categoria esporte/recreio que desejam participar do processo seletivo é necessário possuir no mínimo habilitação como Mestre Amador e ter graduação completa em qualquer área.
       É uma profissão pra lá de tentadora! Agora é decidir encarar ou não. Lembrando que, remuneração somente após passar por todos os processos acima.

Mais informações no EDITAL 2012

Faço aqui minha homenagem ao Grande Zé Peixe, o lendário Prático de Aracaju, que faleceu aos 85 anos em 26/04/2012, no dia em que eu estava prestando minha prova para Capitão Amador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário