segunda-feira, 17 de junho de 2013

NAVEGUE COM O STARSTRUCK NAVIGATION

    Para quem aprecia a navegação astronômica e quer baixar um aplicativo interessante para o smartphone indico o StarStruck Navigation. Trata-se de um aplicativo muito interessante para fazermos os cálculos para o traçado de uma reta de altura. Você pode selecionar o astro, indicar a posição estimada, e ele vai fornecer vários dados como: ângulo hórário em greenwchich (AHG), altura do astro, azimute verdadeiro, declinação do astro. Com o valor do AHG e da longitude estimada, podemos calcular o AHL (ângulo horário local) e o t1 (ângulo no pólo). Daí é só entrar na tábua de navegação para com os dados obtidos calcular a altura estimada, diferença entre alturas estimada e verdadeira. E, por fim, com o azimute, a diferença entre alturas e a posição assumida traçar a reta de altura.
   Tenho feito vários exercícios para traçar retas de altura utlilizando esse aplicativo e os resultados são bem interessantes. Vou apresentar alguns exemplos em outros textos, mostrando o resultado na folha de plotagem N7. Outro ponto a destacar é que além de podermos alterar as coordenadas estimadas do ponto assumido para os cálculos, podemos também alterar o horário para simular o instante das observações, a fim de traçar retas sucessivas do Sol, por exemplo.

Bons estudos e Bons Ventos! E por falar em vento, aqui no Lago Paranoá tem entrado uns ventos muito bons, fazendo a alegria da turma do vento!



2 comentários:

  1. Grato pelas informações. Dê um curso pra gente.
    Abçs Luiz REgulus

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Luiz!

    Estou organizando um curso de iniciação à Navegação Astronômica. Ainda não terminei de formatar, mas vai sair!

    Abração!

    ResponderExcluir